Porquê certificar?

Hoje em dia, certificar a empresa em qualquer norma existente é a forma mais moderna de gestão e, como resultado, é parte do devido cuidado nos negócios actuais. Além da qualidade dos produtos e serviços fornecidos, para começar, a organização, a confiança, a lealdade de fornecedores, um planeamento seguro, boas coordenação e comunicação desempenham um papel essencial nos negócios. Os Sistemas de Gestão dão suporte tanto às exigências internas como às externas à organização.

Quando a empresa opta pela Certificação, é importante que considere que muitas mudanças importantes irão ocorrer. As normativas existem com o objectivo de standardizar os processos para atender às necessidades internas e principalmente dos clientes da empresa. Portanto, é indispensável que haja a consciencialização e colaboração de todos os profissionais envolvidos.

PORQUÊ IMPLEMENTAR UM SISTEMA DE GESTÃO?

  • Melhoria do desempenho organizacional;
  • Melhoria da competitividade;
  • Envolvimento dos colaboradores na política de qualidade da organização;
  • Motivação dos colaboradores;
  • Melhoria da produtividade da organização;
  • Obtenção de valor acrescentado para a organização.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO

A certificação passa sem dúvida por uma opção estratégica de desenvolvimento das organizações, no sentido de quererem evoluir, melhorar e ganhar mercados. São apontadas diversas vantagens, quer a nível interno quer a nível externo, podendo referir-se:

  • Melhoria do prestígio e da imagem;
  • Aumento da competitividade e entrada em novos mercados;
  • Aumento da confiança dos trabalhadores, clientes e administração;
  • Cultura da melhoria contínua;
  • Redução de custos;
  • Prevenção e minimização de aspetos, perigos e acidentes.

Por último, interessa realçar que com a globalização dos mercados e o alargamento da concorrência a capacidade de apresentar comprovativos de reconhecimento por entidades terceiras do cumprimento de requisitos específicos – sejam eles de qualidade, ambiente, segurança ou responsabilidade social – assume um papel cada vez mais preponderante na capacidade de penetração comercial das empresas.

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O QUE É UM ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO?

Um organismo de certificação (ou entidade certificadora) é uma entidade independente e devidamente acreditada (reconhecida) para realizar atividades de certificação de produtos, serviços, sistemas de gestão, entre outros, num determinado âmbito e segundo um ou vários referenciais normativos. O reconhecimento da competência e credibilidade destes organismos é fundamental para a sua atuação.

A certificação de uma empresa, seja qual for o segmento, não é uma tarefa difícil de ser conseguida, mas existem muitos detalhes que exigem aperfeiçoamento contínuo da organização. Se após obtê-la, os padrões forem mantidos e, simultaneamente, melhorados conforme as exigências dos clientes, do mercado e da própria norma, os resultados serão facilmente perceptíveis e motivadores para que o ciclo se mantenha vivo.