O QUE É A CERTIFICAÇÃO?

A certificação é o processo no qual, através do recurso a uma entidade externa e independente à organização – o organismo de certificação ou entidade certificadora – preferencialmente acreditado para esse efeito, é emitido um certificado que atesta que determinado produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos de um dado referencial. Os referenciais habitualmente usados neste âmbito são normas.

O processo de certificação é um processo voluntário, podendo recorrer a este serviço qualquer entidade, independentemente do seu estatuto ou domínio de actividade.

O QUE É UM ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO?

Um organismo de certificação (ou entidade certificadora) é uma entidade independente legalmente constituída e habilitada para realizar atividades de certificação de produtos, serviços, sistemas de gestão, entre outros, num determinado âmbito e segundo um ou vários referenciais normativos. O reconhecimento da competência e credibilidade destes organismos é fundamental para a sua atuação.

O QUE É A CERTIFICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO?

Trata-se de um processo através do qual é avaliada e verificada a conformidade do(s) sistema(s) implementados, relativamente à norma ou normas de referência (por exemplo ISO 9001:2000, ISO 14001:2004, ISO 27001:2005, SA 8000, etc..), e relativamente às quais a organização pretende ser certificada. Estes processos são normalmente compostos por diversas fases, de entre as quais se destaca a Auditoria de Certificação. Neste âmbito, a certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001) e/ ou Ambiente (ISO 14001) são talvez as certificações mais reconhecidas Mundialmente. As empresas que têm os sistemas de gestão certificados asseguram aos seus Clientes e mercado em geral que têm um sistema de gestão implementado e a funcionar de acordo com os requisitos da (s) norma (s) sendo a certificação independente da área de actividade.

A CERTIFICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO É OBRIGATÓRIA?

Não. A certificação é uma decisão voluntária das empresas, que exige um grande envolvimento das diversas partes da empresa pelo que deve ser tomada de forma consciente e empenhada e por forma a envolver todos os colaboradores. No entanto, e apesar da voluntariedade do processo, a certificação começa a tornar-se uma imposição do mercado nacional e internacional, sendo impossível a penetração em alguns sectores de actividade a empresas/ produtos que não sejam certificados. Alguns organismos podem exigir a certificação do SGS como forma de filtrar por um critério Qualitativo os prestadores/parceiros que se candidatam a determinados programas ou prestação de serviços.

A CERTIFICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO É OBRIGATÓRIA?

Não. A certificação é uma decisão voluntária das empresas, que exige um grande envolvimento das diversas partes da empresa pelo que deve ser tomada de forma consciente e empenhada e por forma a envolver todos os colaboradores da empresa. No entanto, e apesar da voluntariedade do processo, a certificação começa a tornar-se uma imposição do mercado nacional e internacional, sendo impossível a penetração em alguns sectores de actividade a empresas/ produtos que não sejam certificados. Alguns organismos podem exigir a certificação do SGS como forma de filtrar por um critério Qualitativo os prestadores/parceiros que se candidatam a determinados programas ou prestação de serviços.

A CERTIFICAÇÃO DE UMA EMPRESA É PARA SEMPRE?

Qualquer certificação é temporária. As normas são reavaliadas, o que normalmente se traduz na alteração e publicação de uma nova edição da norma. Por outro lado, aos certificados emitidos é atribuído um prazo ao fim do qual todo o processo de certificação é reiniciado. Durante cada ciclo de certificação a entidade certificadora faz visitas regulares à empresa, normalmente com uma cadência anual, no sentido de confirmar que os requisitos continuam a ser cumpridos. O ciclo da certificação é válido por 3 Anos e renovado Anualmente.

A ATRIBUIÇÃO DE UM CERTIFICADO PODE SER RETIRADO?

Sim. Durante o período de validade dos certificados a entidade é sujeita a avaliações periódicas. O grau de gravidade ou a importância das não conformidades detetadas no decorrer destas, podem levar à suspensão da certificação ou mesmo à perca do certificado. Várias reclamações graves no Sistema de Gestão de Reclamações sem resposta e sem as consequentes acções correctivas podem originar a suspensão temporária do mesmo.

METODOLOGIA DE ACTUAÇÃO

A metodologia de actuação proposta para implementação de Sistemas da Qualidade consta das seguintes fases, as quais podem existir sobrepostas:

  1. Auditoria de diagnóstico ao Sistema da Qualidade e elaboração do respectivo relatório
  2. Definição dos processos e produtos e seus indicadores
  3. Formação e sensibilização dos colaboradores da empresa em preparação para a mudança e para o processo de “certificação” da empresa
  4. Elaboração de uma proposta inicial para o Manual de Gestão da Qualidade, e consequente definição do organigrama da empresa, funções dos colaboradores, constituição de um grupo da qualidade, etc
  5. Análise da legislação aplicável
  6. Elaboração da restante documentação
  7. Implementação da documentação
  8. Formação / Sensibilização dos membros do Núcleo da Qualidade para o Sistema da Qualidade e a normalização associada
  9. Formação em auditorias internas da qualidade
  10. Auditoria de pré-certificação por um auditor reconhecido e que não esteja envolvido no processo
  11. Análise das constatações desta auditoria interna e pedido de concessão
  12. Análise do relatório da equipa auditora e resposta ao mesmo