O QUE É A CERTIFICAÇÃO?
A certificação é o processo no qual, através do recurso a uma entidade externa e independente à organização – o organismo de certificação ou entidade certificadora – preferencialmente acreditado para esse efeito, é emitido um certificado que atesta que determinado produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos de um dado referencial. Os referenciais habitualmente usados neste âmbito são normas.
O processo de certificação é um processo voluntário, podendo recorrer a este serviço qualquer entidade, independentemente do seu estatuto ou domínio de actividade.
O QUE É UM ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO?
Um organismo de certificação (ou entidade certificadora) é uma entidade independente legalmente constituída e habilitada para realizar atividades de certificação de produtos, serviços, sistemas de gestão, entre outros, num determinado âmbito e segundo um ou vários referenciais normativos. O reconhecimento da competência e credibilidade destes organismos é fundamental para a sua atuação.
O QUE É A CERTIFICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO?
Trata-se de um processo através do qual é avaliada e verificada a conformidade do(s) sistema(s) implementados, relativamente à norma ou normas de referência (por exemplo ISO 9001:2000, ISO 14001:2004, ISO 27001:2005, SA 8000, etc..), e relativamente às quais a organização pretende ser certificada. Estes processos são normalmente compostos por diversas fases, de entre as quais se destaca a Auditoria de Certificação. Neste âmbito, a certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001) e/ ou Ambiente (ISO 14001) são talvez as certificações mais reconhecidas Mundialmente. As empresas que têm os sistemas de gestão certificados asseguram aos seus Clientes e mercado em geral que têm um sistema de gestão implementado e a funcionar de acordo com os requisitos da (s) norma (s) sendo a certificação independente da área de actividade.
A CERTIFICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO É OBRIGATÓRIA?
Não. A certificação é uma decisão voluntária das empresas, que exige um grande envolvimento das diversas partes da empresa pelo que deve ser tomada de forma consciente e empenhada e por forma a envolver todos os colaboradores. No entanto, e apesar da voluntariedade do processo, a certificação começa a tornar-se uma imposição do mercado nacional e internacional, sendo impossível a penetração em alguns sectores de actividade a empresas/ produtos que não sejam certificados. Alguns organismos podem exigir a certificação do SGS como forma de filtrar por um critério Qualitativo os prestadores/parceiros que se candidatam a determinados programas ou prestação de serviços.
A CERTIFICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO É OBRIGATÓRIA?
Não. A certificação é uma decisão voluntária das empresas, que exige um grande envolvimento das diversas partes da empresa pelo que deve ser tomada de forma consciente e empenhada e por forma a envolver todos os colaboradores da empresa. No entanto, e apesar da voluntariedade do processo, a certificação começa a tornar-se uma imposição do mercado nacional e internacional, sendo impossível a penetração em alguns sectores de actividade a empresas/ produtos que não sejam certificados. Alguns organismos podem exigir a certificação do SGS como forma de filtrar por um critério Qualitativo os prestadores/parceiros que se candidatam a determinados programas ou prestação de serviços.
A CERTIFICAÇÃO DE UMA EMPRESA É PARA SEMPRE?
Qualquer certificação é temporária. As normas são reavaliadas, o que normalmente se traduz na alteração e publicação de uma nova edição da norma. Por outro lado, aos certificados emitidos é atribuído um prazo ao fim do qual todo o processo de certificação é reiniciado. Durante cada ciclo de certificação a entidade certificadora faz visitas regulares à empresa, normalmente com uma cadência anual, no sentido de confirmar que os requisitos continuam a ser cumpridos. O ciclo da certificação é válido por 3 Anos e renovado Anualmente.
A ATRIBUIÇÃO DE UM CERTIFICADO PODE SER RETIRADO?
Sim. Durante o período de validade dos certificados a entidade é sujeita a avaliações periódicas. O grau de gravidade ou a importância das não conformidades detetadas no decorrer destas, podem levar à suspensão da certificação ou mesmo à perca do certificado. Várias reclamações graves no Sistema de Gestão de Reclamações sem resposta e sem as consequentes acções correctivas podem originar a suspensão temporária do mesmo.
METODOLOGIA DE ACTUAÇÃO
A metodologia de actuação proposta para implementação de Sistemas da Qualidade consta das seguintes fases, as quais podem existir sobrepostas:
- Auditoria de diagnóstico ao Sistema da Qualidade e elaboração do respectivo relatório
- Definição dos processos e produtos e seus indicadores
- Formação e sensibilização dos colaboradores da empresa em preparação para a mudança e para o processo de “certificação” da empresa
- Elaboração de uma proposta inicial para o Manual de Gestão da Qualidade, e consequente definição do organigrama da empresa, funções dos colaboradores, constituição de um grupo da qualidade, etc
- Análise da legislação aplicável
- Elaboração da restante documentação
- Implementação da documentação
- Formação / Sensibilização dos membros do Núcleo da Qualidade para o Sistema da Qualidade e a normalização associada
- Formação em auditorias internas da qualidade
- Auditoria de pré-certificação por um auditor reconhecido e que não esteja envolvido no processo
- Análise das constatações desta auditoria interna e pedido de concessão
- Análise do relatório da equipa auditora e resposta ao mesmo