Hospital de Vila Franca de Xira

O Hospital Vila Franca de Xira (HVFX) acaba de obter uma Certificação Ambiental que confirma o cumprimento das melhores regras internacionais na gestão de resíduos e outras iniciativas de redução do impacte ambiental.

A certificação foi realizada pela SGS, de acordo com a norma ISO 14001:2012, tendo sido concluída em Fevereiro de 2014. Esta certificação envolveu a realização de auditorias externas que confirmaram o cumprimento de todos os requisitos da referida norma.

Foram avaliados aspetos como o cumprimento de toda a legislação ambiental aplicável ao Hospital, a existência de Planos de Emergência Ambiental e a realização de simulacros, elaboração de Plano de Emergência para a ETAR, a implementação de triagem de resíduos hospitalares e de resíduos sólidos urbanos, bem como a formação aos colaboradores no âmbito da gestão de resíduos e seus impactes ambientais. Também a monitorização dos consumos, do ruído ambiental, dos efluentes gasosos, da qualidade das águas residuais à saída da ETAR e a identificação de todos os aspetos ambientais, seus impactes no ambiente, e ações definidas, foram alvo de avaliação neste processo de certificação.

in